sexta-feira, 17 de junho de 2011

Stickers Art: Mais uma arte urbana nas metrópoles

Stickers Art em inglês significa a arte do adesivo, o que faz essa arte ? O artista vai produzir vários adesivos e depois, ele colocará em vários cantos na cidade que pode ser numa calçada, poste, hidrantes, muros, viadutos e etc. E somente em lugares com supérficie lisa os adesivos vão ser gruados com sucesso.

Essa expressão artística começou durante a década de 90 nos Estados Unidos com um ex-designer que resolveu pregar adesivos em vários cantos de Nova York.

O conteúdo das figurinhas pode ser desde desenhos até mensagens de manifesto. Os adesivos são recortados em vinil autoadesivo e protegidos por uma máscara transparente em que o artista retira após fixá-lo no seu local de destino, mas também podem ser pregados com cola caseira, igual aos cartazes no estilo lambe-lambe ( clique aqui).



No Brasil, essa arte começou através de adesivos de decorar residências e lojas nas ruas.  A Stickers Art predomina nas grandes cidades como São Paulo, Nova York e Barcelona. Embora Natal não seja uma metrópole, mas podemos ver algumas manifestações da Sticker Art no setor II da UFRN.


Asssim como a pichação, o  sticker é considerado crime por violação de patrimônio público, porém eles ainda vão conquistar seu espaço assim como o grafith.

Nenhum comentário:

Postar um comentário