quarta-feira, 22 de junho de 2011

O uso (ir)responsável do IRC

O IRC (abreviação de Internet Relay Chat) foi uma das primeiras ferramentas de integração social massiva na internet. Criada em 1988, pelo programador finlandês Jarkko Oikarinen, esteve, de início, restrita ao ambiente universitário escandinavo, mas ganhou rápida expansão pelo mundo inteiro. Já em 1991, três anos depois de sua criação, a ferramenta era usada para noticiar em tempo real os acontecimentos da Guerra do Golfo, no Oriente Médio, por universitários da região. O grande público tomou nota a partir de 1993, quando a Internet começou a se abrir para um público cada vez maior, e o auge veio na segunda metade da década de 1990 no mundo, e no início do século XXI no Brasil.

Ao mesmo tempo em que abriu espaço para atividades de fins bastante produtivos, como a divulgação de notícias de uma maneira muito mais rápida para um número muito maior de pessoas, o IRC também passou a receber a atenção de usuários conhecidos como trolls. Esses usuários, infiltrados entre outros, se dedicavam a "destruir o sistema" da rede de bate-papo, e, em grande número, não podiam mais ser ignorados. Com eles, surgiram vários problemas como a sobrecarga constante de servidores e discussões ou acusações (carregadas muitas vezes de tom preconceituoso) sem fundamento que ganhavam grande atenção em um curto espaço de tempo, tendo em vista o potencial do programa.

No Brasil, um dos casos mais conhecidos desse tipo de abuso se deu em 7 de outubro de 1998 quando, na primeira semana do programa Malhação.com, apresentado ao vivo na Rede Globo por André Marques (o intérprete do personagem Mocotó), o usuário do IRC noFHC acusou o dono da emissora, Roberto Marinho, de ser traficante de drogas. Como o programa era exibido ao vivo, a equipe de produção não teve tempo de editar as imagens e o apresentador nada pôde fazer além de pedir para os utilizadores do serviço que "segurassem a onda".




A partir daí, surgiram cada vez mais discussões sobre o uso responsável da internet no Brasil, gerando inclusive campanhas nacionais sobre o tema. O programa Malhação.com, por sua vez, em suas edições seguintes, jamais voltou a exibir o seu canal no IRC ao vivo para todo o Brasil. Depois de uma única temporada, o programa foi retirado do ar e seu formato completamente alterado.

por Antônio Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário