terça-feira, 21 de junho de 2011

O Produtor Cultural

A palavra produtor segundo o dicionário, quer dizer: “adj (lat productore) 1 Que produz; produtivo. 2 Diz-se daquele que cultiva produtos agrícolas, ou fabrica artigos de consumo de matérias-primas, ou que promove esse cultivo ou fabricação: Classes produtoras. sm 1 Aquele que produz; autor. 2 O que promove produção natural ou industrial. 3 Aquele que, com trabalho agropecuário, industrial ou extrativo, cria, aperfeiçoa, industrializa e distribui produtos naturais, alimentícios e transformados. 4 Pessoa que concebe, orienta, escreve e realiza programas de rádio, televisão ou roteiros cinematográficos. 5 Nas agências de publicidade, aquele que confecciona os anúncios. 6 Econ polít Aquele que cria valores ou produz artigos de consumo. Antôn: consumidor. 7 Econpolít País ou região em que se produz determinado artigo: O Brasil é o maior produtor de café. Produtora independente, Telev: empresa que faz produções independentes.”


Já a palavra cultura, segundo Marilena Chauí, quer dizer: Posse de certos conhecimentos de línguas, artes, literatura e entre outros. Então, ligando os pontos podemos dizer que o produtor cultural produz eventos ligados ao conhecimento de línguas, artes, literatura, música e entre outros.  É considerado um emprego novo em que a demanda cresce de forma contínua. 

Aqui em Natal existe o curso de graduação em produção cultural no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “O surgimento de mais faculdades de produção cultural com certeza são bem vindas pelo setor, uma vez que capacita jovens a darem continuidade ao nosso trabalho com conhecimento teórico. Para ser um produtor cultural de sucesso, com certeza, além de viver cultura, tem que se reciclar, fazer cursos, participar da discussão sobre cultura na sua cidade e em Brasília”, disse Rodrigo Cruz que começou na profissão para produzir shows de sua antiga banda. Em seus 11 anos de carreira como produtor cultural, já produziu os shows de Lobão, Velhas Virgens, Leno (ex- Leno e Lilian) na parte de produção executiva do artista e hoje, produz o espetáculo do humorista Franklin Medeiros.

A função do produtor cultural é produzir eventos ligados à cultura como peças de teatro, lançamento de filmes no cinema, shows de artistas que vivem da arte, festivais relacionados a expressões artísticas (teatro, dança e música) e entre outros. Porém, a produção de um evento cultural exige dificuldade. Rodrigo disse que precisa ter o conhecimento do processo de produção, desde a concepção da ideia até a execução, captação de recursos, realização, prestação de contas e também lutar pela falta de recursos, desinformação de empresas privadas e a falta de atenção dos governantes sobre a cultura local.

O profissional também se utiliza da comunicação (através de jornais e canais de televisão e rádio) e internet para poder divulgar o seu evento e obter algum sucesso, mesmo assim, o produtor pode sofrer alguns com probleminhas. Cruz afirmou que já sofreu com isso ao produzir um determinado evento e quando chegou o dia, o responsável pelo local onde iria acontecer a festa disse que não poderia mais fornecer o espaço. Então, com bastante dificuldade para não cancelar o evento, ele conseguiu fazer em outro canto, vizinho ao antigo local.

Mas, muitas pessoas confundem o produtor cultural com produção de eventos. A produção de eventos está voltada mais com a produção de festas como formaturas, eventos, casamentos, shows de artistas que estão na moda (nas novelas, no rádio, no You Tube e etc.), ao contrário de eventos culturais que são eventos que focaliza eventos relacionados à arte independente se isso está na moda ou não. “Cultura é você se importar em fomentar uma cena, em valorizar o que não está na mídia, mas que tem qualidade é você educar. Cultura é valorizar o que é da sua terra. É, mesmo você fazendo um show com atração nacional, colocar artista local para mostrar seu trabalho para o público, divulgando em todas as peças, dando o mesmo tratamento e pagando cachê. É você resgatar memória e saber que seus netos vão apreciar as obras de Tarsila do Amaral, as músicas de Nubia Lafayette e as esculturas de Cesar Revorêdo. Isso é produção cultural”, diz Rodrigo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário