quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nevermind: 20 anos de reinado.

Em setembro de 1991, a indústria fonográfica nos presenteou com a obra-prima do Nirvana: o grandioso Nevermind. Mais que um álbum, o trabalho do grupo símbolo do subgênero do rock conhecido ''Grunge'' é um verdadeiro marco na história da música. O álbum conseguiu uma façanha: introduziu o Rock Alternativo ao mainstream e praticamente ''afundou'' o chamado Hard Rock oitentista. Este último foi soberano na década de 80; inúmeras bandas do estilo não paravam de surgir e a personalidade deste som foi se perdendo em meio a tantos artistas semelhantes. Foram poucas as bandas do Hard Rock que conseguiram manter sucesso na década de 90 (Bon Jovi, Guns N' Roses, Skid Row), para isso, tiveram que modificar um pouco tanto o visual como o som em si.

O trio composto por Kurt Cobain (guitarra e vocais), Dave Grohl (bateria) e Krist Novoselic (baixo) tratou então de lançar o Nevermind, o segundo álbum de estúdio deles, que é um verdadeiro ''golpe de misericórdia'' no Hard Rock. O álbum possui melodias simples, riffs de guitarra bastante distorcidos, bateria pulsante de Dave Grohl e os vocais alucinantes de Kurt Cobain - que consegue variar desde um vocal suave (Polly) a berros agressivos (Territorial Pissings). A música de abertura do álbum, ''Smells Like Teen Spirit'', a qual possui um clipe inconfundível e veiculado intensamente na MTV, é um verdadeiro hino de toda uma geração, sua letra abstrata possui diversas interpretações, bem como outras faixas do álbum. Além dela, os outros singles do álbum támbem merecem destaque: Come As You Are, Lithium e In Bloom. Cada uma das três com seus respectivos e bem sucedidos videoclipes, que contribuíram para ampliar ainda mais o sucesso do trio.

O álbum produzido por Butch Vig foi um sucesso instantâneo de crítica e vendas, impulsionadas pela grande aceitação do clipe de Smells Like Teen Spirit e pela capa chamativa, tida como uma das melhores de todos os tempos, mostrando um bebê nadando submerso tentando pegar um dólar, fazendo assim uma crítica ao interesse que segundo Cobain, "surgia cada vez mais cedo na cabeça das pessoas". Depois do lançamento e da consagração do Nevermind, foi aberta uma infinidade de possibilidades ao Rock Alternativo e ao Grunge, que alastrou ainda mais o seu sucesso com bandas como Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Stone Temple Pilots, entre outras. Seja pelo seu conteúdo, pela sua capa ou por sua influência, Nevermind é um álbum que se mantém atual mesmo depois de 20 anos e de ter influenciado toda uma geração de artistas que viria depois dele.

1. Smells Like Teen Spirit
2. Come As You Are
3. In Bloom
4. Breed
5. Lithium
6. Polly
7. Territorial Pissings
8. Drain You
9. Lounge Act
10.Stay Away
11. On a Plain
12. Something in the Way
13. Endless, Nameless (faixa oculta na faixa Something in the Way em algumas cópias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário