sexta-feira, 17 de junho de 2011

Slippery When Wet comemora 25 anos de festa!


Em meu último post relacionado a música (primeiro neste blog), tomei a liberdade de lembrar a importância do Nevermind para a música, apoiando-me na idéia que o clássico do Nirvana está prestes a comemorar seu vigésimo aniversário. Pois bem, aproveitando-me novamente do ensejo de datas comemorativas, dou-me o direito de homenagear neste post um clássico do Rock, Slippery When Wet, da banda norte americana Bon Jovi, lançado em 1986 e o qual completa 25 anos em Agosto. Ironicamente, apenas a nível de curiosidade, este, que é o mais bem sucedido álbum de estúdio do grupo, é o sucessor direto de 7800° Fahrenheit (1985) o álbum de estúdio da banda que menos vendeu e com a menor aceitação dos críticos, analisando toda discografia da banda.


Não é preciso nem conhecer-me direito para perceber que minha banda predileta é o Bon Jovi. O quinteto (hoje quarteto) de New Jersey faz exatamente o som que mais me atrai: Hard Rock festeiro, variado e com conteúdo, recheado de melodias inconfundíveis e solos de guitarra memoráveis executados por aquele que é um dos melhores guitarristas da história (de acordo com meu tímpano, claro) - Richie Sambora. Em seus quase 30 anos de estrada, o Bon Jovi tornou-se uma das bandas mais bem sucedidas da história, superando a marca dos 100 milhões de álbuns vendidos pelo globo. O Slippery When Wet, terceiro álbum de estúdio da banda, é o mais bem sucedido de todos eles e representa aquele que foi o auge da banda, o período entre 1986 e 1990, que compreendeu o lançamento do igualmente clássico New Jersey, de 1988.

Mas ao que interessa: o magnum opus da banda. O álbum possui 10 faixas, todas com assinatura da dupla dinânima Jon Bon Jovi e Richie Sambora e outras 3 com créditos adicionais a Desmond Child, um famoso produtor musical conhecido como um ''emplacador de hits'' nas paradas americanas. Dessas faixas, 4 tornaram-se singles, sendo elas: ''You Give Love a Bad Name'', ''Livin' on a Prayer'', ''Wanted Dead or Alive'' e ''Never Say Goodbye''. Esses dois primeiros singles citados atingiram o primeiro lugar nas paradas americanas e em vários outros países (além de Wanted Dead or Alive ter atingido o top 10, sendo também, um hit significativo). Tal feito serviu para a formulação de um fato incontestável: o Slippery When Wet foi decisivo para que Hard Rock atingisse as grandes audiências, tornando-o um estilo musical comercialmente viável e acessível. A criatividade da banda era evidenciada pela variedade dos 4 sucessos do álbum: Livin' on a Prayer é uma faixa inconfundível devido a sua introdução de guitarra com talk box, um acessório que permite modificar o som da guitarra com a boca. Já Wanted Dead or Alive é uma música com clima de velho oeste americano, começando bem calma e atingindo seu clímax em um solo de guitarra de Sambora, que nesta música, evidencia outro diferencial da banda: os backing vocals perfeitamente encaixados e que complementam a voz de Jon. Além dos sucessos, outras faixas merecem destaque especial, como a antêmica faixa de abertura ''Let It Rock'' (dona de um solo incrível de Sambora), a energética ''Raise Your Hands'' e ''I'd Die for You'' - com seus teclados que grudam na cabeça.

Os teclados de David Bryan também dão o toque único ao som da banda; não é muito comum, apesar das excessões, a presença de teclados em bandas de Hard Rock. Completando o time, Tico Torres dá uma aula de energia e precisão na bateria, acompanhado pelas linhas de baixo muito bem compostas (Livin' on a Prayer que o diga) por Alec John Such, que já não faz mais parte da banda. O trabalho produzido por Bruce Fairbairn atingiu uma façanha: foi o primeiro disco de Hard Rock da história que conseguiu emplacar dois hits consecutivos no primeiro lugar nas paradas americanas, You Give Love a Bad Name e Livin' on a Prayer. Tal feito, curiosamente, foi repetido no álbum sucessor.

Sim, sou suspeito pra falar desta banda, mas a qualidade do disco é realmente incontestável. Costuma-se dizer que a qualidade da música não se mede pelo número de vendas (neste caso estamos falando de 28 milhões de vendas) e eu concordo. Só que, além do fator do sucesso comercial absoluto do disco, é preciso avaliar que a façanha por ele alcançada - colocar um estilo musical em tendência, diminuindo momentaneamente a força de outro que sempre fez sucesso (Pop) - é digna de aplausos. Hoje, 25 anos depois, os americanos do Bon Jovi ainda seguem o espírito transmitido pelas letras e músicas energéticas do clássico de 1986: festa e alegria sempre, independentemente da situação! Parabéns Slippery When Wet!


Da esquerda pra direita: Richie Sambora (guitarra), Tico Torres (bateria), Jon Bon Jovi (vocal), Alec John Such (baixo) e David Bryan (teclado)



1. Let It Rock
2. You Give Love a Bad Name
3. Livin' on a Prayer
4. Social Disease
5. Wanted Dead or Alive
6. Raise Your Hands
7. Without Love
8. I'd Die for You
9. Never Say Goodbye
10. Wild in the Streets

Nenhum comentário:

Postar um comentário