quinta-feira, 23 de junho de 2011

DOIS ANOS SEM MICHAEL JACKSON, O ETERNO REI DO POP


Michael Joseph Jackson nasceu dia 29 de agosto de 1958, na cidade de Gary, estado de Indiana – EUA, e faleceu em Los Angeles no dia 25 de junho de 2009. Dia em que “o mundo parou” ao tomar conhecimento dessa notícia.

Começou a cantar e dançar a partir dos cincos anos de idade, por influência de sua família que era composta por músicos, aos onze anos já era vocalista do grupo Jackson Five junto com os demais integrantes da família Jackson, seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine, e Marlon, posteriormente incluindo Randy. Em 1971 iniciou carreira solo, fazendo muito sucesso nos anos seguintes, sendo reconhecido como “O Rei do Pop”, teve cinco de seus álbuns que foram os mais vendidos de todos os tempos: Off the Wall (1979), Trhiller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e History (1995). Quando adulto gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Foi considerado como “O Maior ícone negro de todos os tempos”, foi muito importante para a quebra de barreiras raciais da época.

Na década de 80, revolucionou a indústria musical com os clipes: “Thriller”, “Beat It”, e “Billie Jean”. Vídeos como: “Black or White”, “Scream”, “Earth Song”, entre outros, fizeram muito sucesso na década de 1990. Sua maneira de dançar, cantar, e a sonoridades de suas músicas influenciaram vários artistas nos ramos do hip hop, pop, R&B e rock. Foi um homem muito notável e humanitário, doou milhões de dólares durante toda sua carreira para instituições beneficentes por meio da Dangerous World Tour. Porém aspectos de sua vida pessoal prejudicaram bastante a imagem pública do cantor, como a mudança de aparência, principalmente por causa da alteração na cor de sua pele, devido a uma doença chamada “Vitiligo” (doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele). Por inúmeras vezes foi acusado de cometer abuso-infantil, no entanto nunca foi condenado e nem preso por essas acusações.

Outra polêmica na vida de Michael foi quando em maio 1994 casou-se com Lisa Marie Presley, em uma cerimônia realizada na República Dominicana, a união foi muito divulgada e criticada pela mídia, que indagava sobre a conveniência do casamento para o Rei do Pop por estar casado com a filha do eterno “Rei do Rock” (Elvis Presley). E o matrimônio durou apenas dois anos. Em 1996, casou novamente com a enfermeira Debie Rowe, com quem teve dois Filhos: Michael Joseph Jackson e Paris Katherine Jackson. A mãe das crianças entregou a guarda dos filhos para Michael, gerando muita polêmica com essa atitude. Em 2002, Jackson teve seu terceiro filho, Prince Michael Jackson II, gerado por inseminação artificial.

Em 2008, para comemorar os 50 anos do cantor a SonyBMG lançou o “King of Pop” a primeira coletânea interativa de Michael Jackson que contou com o seu público para seleção das faixas. Em 2009, ele anunciou uma nova turnê para retomar sua carreira This Is It seria uma série de 50 concertos que teria início em 13 de agosto de 2009, na O2 Orena, em Londres. Foram disponibilizados 750 mil ingressos para esses shows que esgotaram em 5 horas após o início das vendas. Todos os ensaios para a turnê foram filmados, e posteriormente fizeram parte do filme intitulado de This Is It.

Mas em 25 de junho de 2009, Michael sofreu parada cardíaca na sua casa em Los Angeles, foi socorrido as pressas, no entanto não resistiu e acabou falecendo. A notícia de sua morte correu por todo o mundo rapidamente através das redes sociais. A causa de sua morte foi atribuída a uma overdose de remédios que o cantor havia ingerido horas antes de dormir. Seu funeral aconteceu no dia 7 de julho de 2009, primeiro foi velado em cerimônia privada e posteriormente em ato público onde 17.500 pessoas assistiram ao tributo de perto, e cerca de dois bilhões de pessoas tenham assistindo pela televisão.

Hoje dois anos depois de sua morte muitas pessoas ainda não acreditam que astro pop tenha morrido. Apesar de todas as polêmicas que envolveram sua vida, Michael possui bilhões de fãs, que passam à admiração que tem por ele de geração em geração, de pai pra filho, que continuam e continuarão comprando seus álbuns mesmo após sua morte, para lembrar com carinho desse grande ícone da música mundial, chamado Michael Jackson o “Eterno Rei do Pop”.


Alguns de seus clipes mais famosos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário