terça-feira, 21 de junho de 2011

Avisa que estou voltando!


Era uma copa do mundo e todos palpitaram quem seria campeão, quem seria surpresa, dificilmente o nome do Uruguai apareceu em algumas dessas listas, mas seu futebol surpreendeu todo o mundo, terminando a copa em quarto lugar. Inclusive teve Forlan como um dos artilheiros do mundial. Até então seria mui to precipitado dizer que o futebol uruguaio voltou a tona, que voltou a ter o brilho e o prestígio de outrora. Seria, se não fosse mais uma boa surpresa, a volta do avassalador Peñarol.

O clube de montevidéu ostenta a condição de um dos clubes mais tradicionais da América do Sul. A equipe conquistou cinco títulos da Libertadores (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987) e foi três vezes campeã mundial interclubes. Também foi considerado a melhor equipe da América no século XX pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS). Mas há tempos não figurava entre os favoritos do torneio mais importante da América.

No início da Libertadores, a equipe terminou a primeira fase em segundo lugar do seu grupo, com apenas 9 pontos somados, mas nas oitavas eliminou o Internacional em pleno Beira Rio. Seguiu para as quartas e despachou o Universidad Católica. Nas semi foi a vez do Vélez Sársfield e chegou embalado para pegar o time da vila, mas ficou só no empate por 0x0 no primeiro jogo da final.

É evidente que o futebol uruguaio está voltando com força para o seleto grupo do futebol mundial. Mesmo assim, muitos comentaristas afirmam que o Santos já tem uma mão na taça, já que decide em casa e uma simples vitória dá o título ai time brasileiro, mas não é bem assim. O Peñarol já mostrou que isso não está fazendo muita diferença nessa edição da Libertadores. Não é porque empatou em casa que tem menos chances, até porque chegou a final sem muito brilho nos pontos corridos e no mata-mata. Chegou do jeito que um time campeão chega, ganhando na raça, jogando com o coração. Falta só esse título para coroar a volta do Uruguai, e ele está bem encaminhado sim!

Curiosidades:

Santos e Peñarol já se enfrentaram 20 vezes na história. A equipe santista nesses confrontos tem 9 vitórias, 4 empates e 7 derrotas.

O Santos acabou marcando 34 gols no total enquanto o Peñarol marcou 29 gols nesse confronto.

Maior vitória do Santos em casa:

29/09/1996 - Santos 3 x 0 Peñarol pela Supercopa da Libertadores - Estádio Ícaro de Castro Mello, Ibirapuera.

Maior vitória do Santos fora de casa:

30/08/1962 - Peñarol 0 x 3 Santos - Libertadores - Monumental de Nunes.

10/03/1983 - Peñarol 0 x 3 Santos - Torneio Vencedores da América – Montevidéu.

Maior vitória do Peñarol em casa:

06/02/1964 - Peñarol 5 x 0 Santos - Amistoso – Montevidéu.

Maior vitória do Peñarol fora de casa:

02/08/1962 - Santos 2 x 3 Peñarol - Libertadores - Vila Belmiro.


Miguel Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário