terça-feira, 14 de junho de 2011

A influência da TV no consumo infantil.


Um estudo recente do canal infantil por assinatura Discovery kids mostrou que as crianças passam cada vez mais tempo dentro de casa, em frente a televisão, e que, nesses momentos é ela quem decide o que assiste na telinha. De acordo com a pesquisa, 57% das crianças possuem TV no quarto. Na hora de selecionar o conteúdo, 64% dos pais afirmam que é a criança quem decide ao que vai assistir e qual canal prefere.

No Brasil, os pequenos passam mais de 5 horas por dia em frente a TV, segundo dados do Ibope. Com tanto tempo dedicado às telas, fica a questão do conteúdo e da quantidade de publicidade a que estão expostos. Outro dado mostrado na pesquisa foi que 83% dos pais levam as crianças junto quando vão fazer compras, sendo que brinquedos, biscoitos e guloseimas são os produtos que as crianças mais escolhem.

Não é muito difícil fazer uma relação entre a quantidade de publicidade a que a criança assiste diariamente e os produtos desejados para seu consumo. Pesquisa do Datafolha, realizada a pedido do Criança e Consumo, mostrou que para 79% dos pais os comerciais de fast food e de alimentos não saudáveis dirigidos às crianças prejudicam o hábito alimentar dos filhos. Para os entrevistados, os comerciais também prejudicam os esforços dos adultos na educação alimentar.Agora, também cabe aos pais conhecer os conteúdos a que seus filhos assistem e impor limites. O diálogo é o caminho para o sucesso! Outra dica é estabelecer regras e um tempo determinado para que a criança veja televisão. Nunca mais de 2 horas por dia. Além disso, vale a pena tirar a TV do quarto e dos ambientes onde se faz as refeições. Lembrando sempre, é claro, que bebês menores de 2 anos não devem ser expostos a qualquer tipo de tela.

Por João Paulo e Valéria Inácio

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