sábado, 18 de junho de 2011

"A revolução social da música"

Você gosta de música? Você gosta de compartilhar música? Você gosta descobrir o que há de novo no cenário musical? Você gosta de simplesmente conhecer música nova? Então o site last.fm é para você. 

Last.fm usa um software chamado audioscrobbler para construir o seu perfil musical através das músicas que você escuta normalmente no seu player ou rádios, etc., e também a partir delas, indicar novos artistas e bandas.

Depois de se cadastrar no site e baixar o software, você só precisa instalar o plug-in no seu player e pronto. Tudo o que você escuta - desde que esteja com as tags corretas – aparecerá no seu perfil musical.

No seu perfil, encontra-se a sua biblioteca musical – lista de todos os grupos musicais que você já escutou com o software, as músicas que você acabou de ouvir, um blog – para aqueles que gostam de escrever ou que simplesmente querem fazê-lo, e uma caixa de mensagens – onde as pessoas que visitaram seu perfil normalmente comentam sobre seu gosto musical, e que também é uma ferramenta importante quando se quer compartilhar músicas.

Além disso, o site comparara o seu gosto musical com o de outros usuários e seleciona os 50 que mais parecem com o seu e os chama de “vizinhos”. Ao lado direito do seu perfil, você encontra a sua relação de vizinhos. E para ser ainda mais interativo, há também os grupos. Onde pessoas do mundo inteiro “unidas” pelos mesmos interesses, discutem nos fóruns.

Com a last.fm, fica fácil saber dos eventos que estão acontecendo ao redor do mundo. Você só precisa dizer a cidade que deseja consultar e você terá uma lista de todos os eventos cadastrados no site. Lá constam as atrações, os endereços, os preços, comentários de quem planeja ir, os usuários que irão e os que pensam em ir e, depois do evento, críticas e imagens.

O serviço da last.fm é parcialmente gratuito. Desde 2009, a utilização da rádio passou a ser paga para quase todo o mundo, com exceção dos EUA, Reino Unido e Alemanha, que segundo o próprio site, são os países com maior número de usuários. Nos demais lugares, somente assinantes tem direito de ouvir diretamente do software. Mesmo assim, as demais funções da last.fm estão disponíveis para não-assinantes.

É simples e prático. A maioria dos novos usuários reclama que não há muito que fazer, mas logo percebem a sua utilidade.

Para se cadastrar (ou apenas conhecer o site):
http://www.lastfm.com.br/
(em português)

Nenhum comentário:

Postar um comentário