quarta-feira, 29 de junho de 2011

Santa Sé inaugura o "News.va" e reafirma sua missão na internet

Vatican Inside

No dia 29, será inaugurado o News.va.

O primeiro a “navegá-lo” será Bento XVI: nesta terça-feira à tarde, depois de recitar as vésperas para a festa dos santos Pedro e Paulo, o pontífice tomará nas mãos um computador em formato tablet e irá explorar o novo portal multimidiático de informação doVaticano, www.news.va.

O site irá agregar os conteúdos textuais e de áudio e vídeo de todos os meios da Santa Sé: do jornal L’Osservatore Romano à Rádio do Vaticano, do Centro Televisivo Vaticano às suas duas agências, o Serviço de Informação do Vaticano e a Fides, ligada à Congregação para a Evangelização dos Povos, até aos comunicados da Sala de Imprensa do Vaticano.

Para o público em geral, o portal estará online no dia seguinte, 29 de junho, festa dos santos Pedro e Paulo e 60º aniversário de sacerdócio do Papa Ratzinger.

Uma decisão não casual: “É nosso desejo – disse Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, apresentando o projeto aos jornalistas, hoje, no Vaticano – que essa importante iniciativa da Santa Sé no campo comunicativo seja uma homenagem e, muito mais do que isso, a expressão da nossa fidelidade e dedicação ao Santo Padre”.

Na verdade, confessou Celli, a esperança é de que o site pode ser acessado já a partir desta terça-feira à tarde. O que é certo é que a “inauguração” papal será gravada pelas câmeras do Centro Televisivo Vaticano e estará online “o mais rápido possível”.

O portal, explicou, será atualizado três vezes por dia: “No news.va, será possível encontrar as principais notícias impressas ou transmitidas por outros meios vaticanos. Trata-se, portanto, de um portal multimidiático que permitirá que o visitante acesse imediatamente as principais notícias”.

O ministro das comunicações do Vaticano destacou que o news.va terá “uma linha editorial específica”, mas fará referência ao que já tenha sido escrito ou comunicado pelos outros meios que, indicou, “irão conservar a sua autonomia e identidade”. Caberá ao seu dicastério a tarefa de coordenar a prioridade das notícias sobre o novo site, de acordo com as instruções que venham das diversas publicações.

Não desaparecerá, naturalmente, o portal “oficial” do Vaticano, www.vatican.va, que “conservará intacto, ou melhor, potencializada, a missão confiada a ele de pôr online o Magistério – nas suas diversas formas – do Santo Padre”.

O portal multimidiático de informações do Vaticano não será especificamente um site da Web 2.0, isto é, aberto a comentários e à interação social dos usuários. O seu desenvolvimento, no entanto, foi acompanhado pela abertura de uma página no Facebook e de uma conta no Twitter, nas quais será possível compartilhar e comentar os conteúdos.

“O portal – disse o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa, da Rádio do Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano – pretende-se tornar um pouco a vitrine por meio da qual se torne fácil ao público acessar”os conteúdos dos meios de comunicação Vaticanos. Será uma “aventura e um desafio interessantes”, acrescentou: “Vamos ver se conseguiremos realmente” não os sobrepor ou fazer “concorrência de modo negativo, mas, ao contrário, potencializar a colaboração”.

Para Giovanni Maria Vian, diretor do L’Osservatore Romano, o news.va “não é uma nova publicação” e é significativo que tenha nascido com o apoio de Bento XVI, apesar dos “estereótipos” que o representam como “pouco sensível aos novos instrumentos de comunicação social”.


Para os primeiros meses, o news.va estará só em duas línguas, italiano e inglês, embora, depois do verão europeu, antecipou Dom Celli, “teremos um primeiro redesenho do site e a abertura de pelo menos uma outra língua, talvez em espanhol”. No futuro, o objetivo é acrescentar também as versões em francês, português e alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário