segunda-feira, 27 de junho de 2011

CASAMENTO ENTRE PARENTES


Semana passada no dia 21 de junho de 2011, no programa “Profissão Repórter” da Rede Globo, o assunto abordado foi o casamento. Entre os tipos de casamentos, apareceu o casamento entre pessoas da mesma família. como por exemplo, casamento entre primos, que muitas pessoas têm a superstição que se a pessoa casar com primo, provavelmente os filhos nasceram com algum tipo de Problema. Pois bem vou esclarecer algumas dúvidas nesse texto sobre esse assunto com base na história da minha própria família.

Em relação a doenças, o risco é que se caso houver algum tipo de doença genética na sua família, e você casar com algum parente, provavelmente o seu filho terá o dobro de chances de desenvolver tal doença. Devido não haver variação genética, por se tratar de pessoas da mesma família. Mais informações sobre doenças genéticas com pessoas de mesma família no site: http://www.einstein.br/espaco-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/casamento-entre-primos-e-proibido-a-genetica-explica.aspx

Incesto é a relação sexual ou marital entre parentes próximos ou de alguma forma de restrição sexual dentro de determinada sociedade. Geralmente é considerado incesto relacionamentos afetivos ou sexuais entre pais e filhos, irmãos e meio-irmãos, entre tios e sobrinhos. Porém na Antiguidade, há casos de casamentos de caráter apenas oficioso entre irmãos da realeza para preservar a dinastia, assim como mães e filhos que se casaram para não ter que dividir suas riquezas, com pessoas que não fossem da família. Exceções na história e em sociedades atuais para certas classes sociais privilegiadas. No Brasil, dados históricos dão conta de que o Regente Diogo Feijó, por exemplo, vivia maritalmente com sua irmã.

Pois bem, na minha família há inúmeros casos de primos que casaram entre si, mesmo com essa superstição acima descrita. Mas se fosse só isso não seria tão complicada a história de minha família, por que afinal na cidade de Carnaúba dos Dantas isso é muito comum, como foi mostrado no Profissão Repórter. O detalhe é que minha Avó Paterna Rosa Deolinda Dantas resolveu casar com o Sobrinho dela Antônio José Dantas, sendo esse no caso meu Avô Paterno. Ambos tinham a mesma idade, começaram a namorar mesmo com a família não sendo muito a favor do relacionamento, no fim terminaram se casando e gerando nove filhos. Meu tio Clodival Dantas filho do casal, que gosta muito de escrever fez uma pequena brincadeira com a nossa história. Vou transcrevê-la abaixo da mesma maneira que ele me mandou.

HISTÓRIA COMPLICADA

Essa história complicada, só entende quem souber!

Vovô é José Antônio, e papai Antônio José!

O mesmo José Antônio é filho de Antônio José.


O meu tio José Antônio, irmão de Antônio José!

Filho de José Antônio, neto de Antônio José!

Têm mais dois José Antônio, filhos de Antônio José.


Tem Josefa de Belmiro, irmã de Antônio José!

Seu filho é José Antônio, sobrinho de Chico José!

Na história está escrito

Que ele é primo legítimo dos filhos de Antônio José.


É tanto Antônio com José, na família dos meus pais,

Se for procurar direito, ainda encontra mais!

Lendo a história e relendo

Foi quando fiquei sabendo, que sou primo de papai.


Já da parte de mamãe, aí foi que complicou!

Por que o pai de mamãe é o pai do meu avô!

Avô meu e de papai, e ainda mais meu bisavô.


Mamãe tia de papai, e com ele se casou!

Depois que eles casaram, vejam o jeito que ficou!

Papai cunhado do pai!

Mamãe nora do irmão!

Papai genro do Avô.


Eu pra casar com prima, o padre fez confusão!

Mandou falar com o Bispo, o mesmo não fez questão!

Me disse sendo solteiro!

Aqui correndo dinheiro, eu caso até irmã com irmão.


Papai criou noves filhos!

Milton, Oscar e Dequinha!

Titico, Boró e Zito!

Rosilda, Aiá e Chiquinha!

Papai morreu muito moço!

Já mamãe morreu velhinha.


Por fim, sei que é difícil tentar entender essa história, pois até eu que faço parte da família fico um pouco tonta com a história. Mas quis compartilhar um pouco desse fato curioso existente na vida dos meus antepassados e por consequência na minha vida também.

Um comentário:

  1. Rafaela: na minha família (Correia Ferro; Ferreira Ferro; Costa Ferro etc.) as coisas são bem parecidas. - No século passado (décadas de 1920 / 1950) o hábito era casar primo com prima; e houve vários casamentos de tios com sobrinhas. - Só não há casos do meu conhecimento de irmão com irmã ou pais com filhas / mães com filhos. - Nas civilizações da antiguidade, isso era muito comum (irmã com irmão) como, por exemplo, Cleópatra que se casou com o irmão Ptolomeu XIII, uns 15 anos mais novo do que ela. - É ISSO. /.

    ResponderExcluir