terça-feira, 14 de junho de 2011

Festividades Juninas no Nordeste


Chegou Junho um dos meses mais esperados pelos nordestinos, devido todas as festividades juninas que ocorrem durante esse mês. Essa é a época em que o destino mais procurado pelos turistas é o nosso lindo Nordeste, pessoas essas que admiram a cultura local e que buscam por festividades típicas da época.

As principais “Cidades Juninas” do Nordeste em 2011 são: “O Maior São João do Mundo” que é realizado entre os dias 3 de junho e 3 de julho, na cidade de Campina Grande – PB, “O Melhor São João é na Capital do Sertão” que será realizado a partir do dia 21 a 28 de junho em Patos – PB, “O São João de João Pessoa – O Melhor da Gente” que acontecerá de 23 a 29 de junho em João Pessoa – PB, “São João de Caruaru – A Capital do Forró” que acontecerá de 4 a 29 de junho em Caruaru – PE, “São João Tradicional agente faz na Capital” realizado em Recife – PE do dia 8 a 29 de junho.

Já no Rio Grande do Norte os festejos juninos mais badalados em 2011 são: O “Mossoró Cidade Junina” de 4 a 28 de junho em Mossoró, “São João do Assu muito mais festa” de 3 a 29 de junho em Assu,” 15° Santo Antônio do Povo” de 10 a 12 de junho em Santana do Seridó, “O Maior São João da Região” de 20 a 23 de junho em São João do Sabugi, e “O Forronovos” evento que acontece entre os dias 10 e 18 de junho na cidade de Currais Novos, sendo considerado o terceiro mais importante do RN, e o segundo maior festival de quadrilhas juninas do estado.

Nessas respectivas cidades as festividades juninas são as mais diversas possíveis, como: feira de artesanatos, comidas típicas, as fogueiras, musica popular, pau de sebo, shows musicais, festivais de quadrilhas juninas tanto estilizadas quanto tradicionais, grupos folclóricos, em Mossoró, por exemplo, acontece o “Chuva de Bala no País de Mossoró” que é um espetáculo teatral que conta a história da resistência do povo de Mossoró ao bando de Lampião. Acontece também, concurso de dança entre casais, gincana de forró, em Currais Novos é realizada também a Corrida de Jegue, e a corrida da fogueira que conta com a participação da população em geral, assim como atletas da região e ainda com atletas internacionais, além de ritos religiosos aos santos populares, como São João, Santo Antônio e São Pedro. Enfim cada cidade tem sua maneira de comemorar o mês junino.

Por fim, Nordestino ou não, o importante é que não podemos deixar a tradição junina se apagar com todas essas mudanças culturais que vem surgindo há todos os dias, por que esses festejos fazem parte da nossa cultura desde a época dos portugueses, aliás, eles que a trouxeram para o Brasil no inicio da nossa colonização e que a mesma foi logo incorporada pelos indígenas e afro-brasileiros, então vamos curtir o melhor que esse mês pode nos proporcionar... Viva o São João do Nordeste!


Nenhum comentário:

Postar um comentário