quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi???


Corpus Christi, feriado que celebra a Eucaristia, é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo , data de preceito comemorada desde 1269 pelos católicos na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

A Eucarisita é o coração e o ápice da vida da Igreja , pois nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e de ação de graças oferecido uma vez por todas na Cruz a seu Pai; por seu sacrifício ele derrama as graças da salvação sobre seu corpo, que é a Igreja. (CIC, §1407)

Nessa data o Santíssimo Sacramento da Eucaristia é levado em procissão pelas ruas de todo o mundo, constituindo-se a única procissão de caráter obrigatório na Igreja. No Brasil e em Portugal, a tradição é confeccionar tapetes com motivações religiosas e ornamentar as ruas de acordo com os costumes locais. Essa prática vê-se com mais frenquência no Centro-Sul do Brasil.

Em 2011, depois de 93 anos, os católicos de São Petersburgo (Rússia) poderão participar abertamente da procissão de Corpus Christi no próximo domingo.

Pela primeira vez desde o desmanche da União Soviética, a prefeitura autorizou a passagem da procissão na rua principal da cidade, Nevsky Prospekt, conhecida como “caminho da tolerância confissional” porque nela se encontram as igrejas das principais confissões na Rússia: ortodoxa, católica, luterana e armênia.

A procissão com o Santíssimo Sacramento passou pela Avenida Nevski apenas duas vezes: em 1917 e em 1918. Com a chegada do comunismo, o evento foi suprimido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário