domingo, 19 de junho de 2011

Filme "Vênus Negra" retrata triste e verídica história

Dos dias 10 a 16 de junho foram exibidos no Moviecom-Praia Shopping, as mais recentes produções europeias no Festival Varilux de Cinema Francês. Um dos filmes que foram exibidos durante o festival foi “Vênus Negra”, que conta a historia real de uma africana no início do século 19.Ela parte para a Europa com a promessa, feita pelo seu patrão, de ganhar muito dinheiro apresentando sua dança. Primeiramente em feiras londrinas e depois nas festas particulares de Paris. Saartjie, porém, se exibe em pequenos shows sendo apresentada como a Vênus Hotentote, saindo de uma jaula com uma corrente presa ao pescoço, simulando atacar o público.




Além de se apresentar com uma roupa colada ao corpo, dando uma aparência de nudez, ao fim da apresentação, o público é estimulado a tocar no corpo daquela “criatura selvagem”. Para suportar a rotina, ela recorre ao uísque, e as humilhações sofridas são suportadas silenciosa e amargamente. A “Vênus Hotentote” desperta a curiosidade de cientistas que pagam uma boa quantia para estudar as “peculiaridades” de seu corpo.




O filme possui cenas longas que mostram o quanto àquela mulher era terrivelmente exposta, tocada e estudada como um animal, provocando uma angustia nos espectadores, que se mantêm concentrados em quase três horas de filme. Saartjie, quando faleceu, teve seu corpo vendido; foi empalada e exposta nua no Musée de l'Homme, em Paris. Seus órgãos genitais, cérebro, e esqueleto foram expostos por quase 200 anos. Em 2002, Nelson Mandela exigiu o regresso dos restos mortais de Saartjie Baartman à África do Sul, para um enterro digno.

Filme de Abdellatif Kechiche, conta essa triste história que provoca comoção e indignação com a violência, exposição e humilhação sofrida por Saartjie que continuou mesmo depois de sua morte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário