quinta-feira, 16 de junho de 2011

Paêbiru: Pioneiro no rock psicodélico brasileiro

Capa de Paêbiru
Na década de 70, o paraibano Zé Ramalho junto com o pernambucano Lula Cortês produziram um disco intitulado de Paêbiru que significa 'Caminho da Montanha do Sol'. Porém, antes que o disco fosse lançado, ocorreu uma enchete em Pernambuco no qual destruiu 1000 dos 1300 exemplares que estavam guardados em um acervo. Hoje, o LP de Paêbiru pode custar até R$ 4 mil.

O disco é marcado por uma mistura de rock psicodélico, jazz e ritmos nordestinos. É um dos primeiros discos não declarados da psicodélia brasileira. Paêbiru é baseado em uma lenda da tribo índigena dos Sumé.

A lenda conta a história do índio Sumé em que seus poderes causaram raiva aos pajés e por causa disso, ele teve que fugir e durante essa fuga, passou na famosa Pedra do Ingá localizada no estado da Paraíba ( Para mais informação sobre isso, clique aqui) onde deixou desenhos e a trilha paêbiru.

Pedra do Ingá- PB
As fotos da capa do álbum foram tiradas na Pedra do Ingá pela esposa de Lula Côrtez na época, Kátia Mesel. O disco também tem a participação de artistas como Geraldo Azevedo e Alceu Valença. O LP é dividido em 4 partes: Terra (as canções dessa parte incluem intrumentos como tambores, flautas, sax alto, congas e berimbau), Ar (foram incluidos nas músicas dessa parte: conversas, suspiros, risos, harpa e viola), Fogo (as músicas possuem guitarras distorcidas, essa parte tem a maior influência do rock psicodélico e possui o som mais pesado de todo o álbum) e Água (Possui fundos sonoros de água corrente).

Contra- Capa do disco

Em 2005, o álbum foi relançado em vinil e CD através de um selo europeu. Aqui estão as músicas que foram incluidas no disco:

01. Trilha de Sumé/Culto à Terra/ Bailado das Muscarias
02. Harpa dos Ares
03. Não Existe Molhado Igual ao Pranto
04. O M M
05. Raga dos Raios
06. Nas Paredes da Pedra Encantada
07. Marácas de Fogo
08. Louvação a Iemanjá
09. Regato da Montanha
10. Beira Mar
11. Pedra Templo Animal
10. Be
 Esse ano, fizeram um documentário falando do surgimento de Paêbiru e um trecho desse documentário pode ser visto aqui embaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário