sexta-feira, 24 de junho de 2011

Por que o mundo precisa do Superman ?





Por que o mundo precisa do Superman?
O Superman surgiu nos quadrinhos em 1938 na revista Action Comics 1, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, se tornando o primeiro herói de um gênero que se tornaria o mais popular dos quadrinhos americanos, o gênero dos super heróis. O Superman chegou ao cinema em 1978 em Superman dirigido por Richard Donner,o filme tinha Christopher Reeve no papel principal, Gene Hackman, como Lex Luthor e Marlon Brando como Jor-el. Depois vieram Superman II de 1980 também dirigido inicialmente por Richard Donner, depois substituído por Richard Lester, e com o mesmo elenco do primeiro, trazia uma sequência com mais ação e que retomava elementos do primeiro filme, depois o mal sucedido Superman III de 1983,  novamente dirigido por Richard Lester que transformou a terceira aventura do herói numa comédia pastelão onde o Superman se torna coadjuvante do próprio filme, em Superman IV de 1987 ,que teve direção de Sidney J. Furie, novamente o resultado não foi bom e as críticas foram muitas, o filme marcou a despedida de Christopher Reeve no papel do super herói e a última aparição do Homem de Aço no cinema em quase vinte anos. Até que em 2006, o homem de aço volta a ação em  "Superman - o Retorno", filme de 2006  com direção de Bryan Singer.
Falando em "Superman - o Retorno”, a minha opinião é de que esse é o melhor filme do Superman já feito e, não só isso é o melhor filme de super-herói de todos os tempos.
Isso mesmo, o melhor. O melhor porque tem uma excelente história que traz de volta ao cinema o primeiro e melhor super-herói dos quadrinhos que estava longe das telonas desde 1987.
Melhor porque Bryan Singer é um cara que, além de ser um ótimo diretor que privilegia a essência e o desenvolvimento dos personagens acima das sequências de ação, é fã do herói e tem toda uma identificação com o personagem, tão fã que abandonou seu projeto anterior (a trilogia dos X-men)para dirigir o longa do Homem de Aço.
Melhor porque é a história mais espetacular do gênero, com efeitos visuais incríveis e um elenco excelente, Kevin Spacey fez um Lex Luthor sinistro, mais que ao mesmo tempo teve seus momentos cômicos, mas sem se tornar rídiculo.Os ótimos veteranos Frank Langela como Perry White e Eva Marie Saint,a Martha Kent,que apesar te terem poucas aparições são atores que merecem destaque, além de James Marsden(o ciclope de X-men) que faz Richard, o noivo de Lois Lane, Sam Huttington, o fotógrafo Jimmy Olsen  e os protagonistas que sofreram com as comparações, tanto com Christopher Reeve (o eterno Superman)e Margot Kidder(Lois Lane) pelos fãs mais saudosistas, quanto com Tom Welling e Erica Durance,  Clark Kent e Lois Lane  da série Smallville, pelos mais jovens. Kate Bosworth que faz Lois Lane, não dá nenhum show de atuação, mas nem por isso faz feio, e o ator principal, o até então desconhecido,Brandon Routh esse sim foi a grande surpresa,o cara perfeito para o papel, sua semelhança física com o ator que eternizou o Homem de Aço impressiona em algumas cenas. Brandon não é um ator talentosíssimo, mas é o ideal para o que tinha que ser e sua atuação foi natural, em retomar as característica triunfante do Superman e tímida do desastrado repórter Clark Kent, e não deixou a desejar. Sem falar da participação de Marlon Brando como um Jor-El produzido digitalmente através de imagens antigas do ator como o pai do último filho de Krypton.
"Superman- o Retorno" é o melhor porque colocou no cinema uma série de cenas épicas como a que Superman segura o avião em queda, ou quando ele vai até a órbita do planeta e ouve com a sua super audição todos os sons e cada um ao mesmo tempo, a sequência de salvamentos do herói em Metropólis, incluindo a que ele evita que seu editor seja esmagado pelo globo do Planeta Diário (o herói segura o peso do mundo nas costas), a surra que ele leva do inimigo e a que ele quase morre ao salvar o mundo de uma gigantesca plataforma de cristais repleta de Kryptonita e a que o homem de aço repete para o seu filho as palavras ditas por Jor-el (Marlon Brando) em 1978, “... o filho se torna pai e o pai se torna o filho".
Repito é o melhor filme de super herói porque não é uma mera reconstrução de história, Bryan Singer soube respeitar o filme original e seu diretor e por prestar uma grande homenagem aos falecidos Christopher Reeve e Marlon Brando, dando a Superman, que é para muitos a versão definitiva da origem do herói, e Superman II, uma continuação de qualidade, abordando não só o lado “Super” do herói, mas também seu lado humano e suas relações com sua amada, com seu maior inimigo, com seu pai biológico alienígena e sua mãe adotiva do interior do Kansas, com os membros do Planeta Diário e com a imprensa, e Metropólis. 
Aprofundando a personalidade dos personagens centrais e a história do filme de 1978, abordando questões como a busca do herói por suas origens, a solidão de ser o último de sua espécie e o único salvador da humanidade, cultuado por muitos, odiado por outros, amado por poucos e compreendido por nenhum dos bilhões de humanos que o cercam, que protege e que se parecem com ele, mas que sabe que não são iguais, ao mesmo tempo que ele é visto quase como um deus, mas que em seu interior é um homem igual a todos os outros, com medos, inseguranças e fraquezas, mas que supera tudo isso em nome de uma missão que escolheu desempenhar em seu mundo adotivo e, que coloca acima de suas necessidades e desejos: salvar o mundo.
Superman - o Retorno não é só mais um filme de super herói é "o filme", porque foi feito para ser mais do que uma obra comercial e foi feito de maneira apaixonada, para ser uma obra de arte, uma homenagem e um presente para todos os que gostam do Superman, de cinema e quadrinhos.
Apesar disso, ou talvez, por isso, o filme não teve o sucesso esperado, ao que parece as novas gerações sedentas por filmes cheios de pancadaria e sangue e que se identificam mais com heróis mais sombrios e imperfeitos como Batman, Wolverine e Homem de Ferro, e que acham que chutar traseiros é mais importante do que salvar vidas, que os valores clássicos do homem de aço são antigos e não se aplicam aos dias de hoje, repudiaram Superman - o Retorno, que foi mais bem vistos pelos críticos que pelo público e geral, e por isso, lamentavelmente, o filme de Bryan Singer não terá uma sequência, pois o próximo filme do herói será um recomeço da história do herói, num tom mais sombrio e violento, ou seja uma versão ao estilo Batman Begins do Superman, e por falar em Batman, Christopher Nolan, diretor de Batman Begins e  O Cavaleiro das trevas, coordenará a produção que será dirigida por Zack Snyder de Watchmen e 300.


Espero que a nova versão do herói não descaracterize o personagem e que seja digno de seu legado e seus valores, pois o mundo precisa do Superman e o cinema também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário