terça-feira, 21 de junho de 2011

Islândia usa Facebook para reescrever sua Constituição



Em tempos de sociedade de rede, a cultura digital ganha cada vez mais força. Exemplo disso é o fato de o governo islandês ter criado uma página no Facebook, para que os habitantes do pequeno país possam acompanhar o andamento da atualização da Constituição de seu país e sugerir novas cláusulas para o principal documento da nação.

A Carta islandesa é a mesma há quase 70 anos, já que foi adotada em 1944, quando o país conquistou sua independência da Dinamarca. É, basicamente, uma transcrição dessa última, com apenas algumas pequenas alterações.

Para participar, os islandeses precisam informar nome e endereço, e a sugestão passa por um moderador antes de ser publicada. O governo criou ainda um perfil no Twitter, uma página no YouTube e um conta no Flickr para estimular a população a participar da elaboração da nova Constituição.

A discussão deve prosseguir até o fim do mês, quando o projeto será encerrado. Depois de pronta, a nova Constituição ainda será submetida ao Parlamento islandês por duas vezes para garantir a sua ratificação.

por Antônio Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário