quinta-feira, 16 de junho de 2011

Feliz aniversário, Maraca!


No dia 16 de junho de 1950 era inaugurado o estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Construído para a realização da Copa do mundo de futebol daquele ano, o Maraca foi palco de memoráveis momentos do futebol brasileiro.

Dentre tais momentos, se destaca o milésimo gol da carreira de Pelé, o segundo gol santista na vitória sobre o Vasco por 2 a 1. Os socos no chão do goleiro Andrada, após quase alcançar a bola em seu canto esquerdo, jamais serão esquecidos. Assim como a invasão dos repórteres ao gramado e o discurso do rei, em prol das crianças pobres e abandonadas, não serão.

Outra ocasião marcante na história do “maior do mundo” foi a derrota brasileira na final da Copa de 50, episódio conhecido por Maracanaço (ou Maracanazo, em espanhol). O empate era suficiente ao Brasil para sagrar-se campeão mundial, porém aquele gol do ponteiro direito Ghiggia, aos 34 minutos do segundo tempo, fez o Maracanã calar-se e os então 50 milhões de brasileiros chorarem a dor da derrota.

O “templo do futebol” foi projetado pelos arquitetos Rafael Galvão, Pedro Paulo Bernardes Bastos, Orlando Azevedo e Antônio Dias Carneiro. Sua primeira partida foi um amistoso entre seleções de Rio de Janeiro e São Paulo, na qual foi marcado o primeiro gol da história do estádio, um gol de Didi (seleção carioca). O jogo terminou em 3 a 1 para os paulistas.

Hoje, o Maracanã encontra-se em reformas visando a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, mas ainda pode ser visitado. Lá existe uma calçada da fama, onde estão eternizados 100 pares de pegadas de grandes ídolos do futebol mundial, entre eles: Pelé, Zico, Garrincha, Rivelino, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Romerito, Figueroa, Ronaldo, Roberto Dinamite, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson e Marta (a única mulher a fazer parte da calçada da fama).

Parabéns pelos seus 61 anos de inaugurado e muitos anos de vida!

Um comentário:

  1. Histórias inesquecíveis, momentos marcantes vivido pelo povo brasileiro nesse monumento histórico, parabééns ao futuro jornalista do Rio Grande do Norte sem dúvidas vai ser um excelente profissional.

    ResponderExcluir