quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ensaio de um mundo visto no passado para o futuro do nosso presente




Hoje, começamos a viver em mundo em que nossos pais, avós, bisavós viam apenas em filmes de ficção científica. Grandes revoluções ocorrem em poucos meses. Cada vez mais vemos o mundo, a sociedade mudar tão de pressa que se fecharmos os olhos por um segundo ficaremos para traz.



Mais e mais pessoas estão conectadas as redes digitais, através principalmente nesta década que estamos iniciando de aparelhos móveis, menores e mais eficazes na comunicação. Tais aparelhos se comunicam entre si com uma facilidade e muitas vezes sem sequer percebemos. Um bom exemplo disso são os aparelhos da Apple, ligue o Bluetooth e pronto, temos tudo o que precisamos no quesito internet.





A comunicação recebeu grandes adventos do mundo tecnológico em que vivemos que futuramente, provavelmente algo em torno de uns 10 anos ou menos, teremos total interação com conteúdos diversos com qualquer dispositivo que tenha acesso a rede. Basta apenas ter um cabo com sinal de rede que hoje podemos ter acesso a internet até em televisões. Muitas vezes nem cabos são necessários caso o dispositivo tenha tecnologia wireless. Vendo por essa perspectiva qualquer pessoa pode ser formadora de opinião. Vemos aos montes telejornais utilizando vídeos caseiros, basta captar o momento certo e na hora certa. Contudo, com todo o avanço tecnológico de informação, em paralelo diminuí a interação social entre pessoas. Certo que muitas coisas são definidas através de redes sociais, vide manifestos e passeatas, mas a tendência do homem é cada vez mais fazer menos. Porque iremos ao cinema pagar caro por uma sessão de 3D se tornará possível assistirmos em alta definição em casa? Em alguns anos, digo alguns anos pois a cada dia a tecnologia vem se desenvolvendo rapidamente, não precisaremos nem sair de casa, ou não poderemos, com avanço tecnológico acarreta também na poluição, destruição do meio ambiente.




O mundo digital acaba seduzindo você com suas facilidades e utilidades(as vezes futilidades). É tudo muito fácil e rápido, bastam algumas horas em frente ao computador que poderemos ter tudo o que com livros ou até mesmo em salas de aula não tivemos. Deveríamos encara a internet com um adendo, pois não substitui a condição humana de se relacionar socialmente, pessoa/pessoa, ao invés de pessoa/máquinas/pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário