segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jornalismo impresso e a nova realidade

Novo cenário mundial parece tender para mudanças no jornalismo, é o aparecimento do jornalismo online.

Jornalismo impresso, algo que já faz parte da sociedade a milhares de anos. A primeira publicação regular que se tem notícia, Acta Diuma, surgiu por volta do século 59 a.C. Ele servia como fonte de informação para a população romana sobre fatos sociais e políticos ocorridos no império, como campanhas militares, julgamentos e execuções.

O chamado jornalismo moderno se deu com a criação da tipografia, por Johannes Gutenberg, As primeiras publicações jornalísticas se deram na Alemanha, nos Países Baixos e na Inglaterra em meados do século XVII.

De lá para cá muita coisa mudou e se desenvolveu na sociedade e no jornalismo, a globalização e a internet ganharam espaço e cresceram a passos largos. O chamado jornalismo online vem causando certo conflito com o tradicional impresso. Alguns acreditam que a tendência é online assumir o posto hoje ocupado pelo impresso.

Porém, vemos projetos indo contra a corrente e acreditando nessa possibilidade de ter somente o impresso no mercado, é o caso do Novo Jornal.

“O Novo Jornal nasceu com esse desafio imposto aos seus jornalistas: o de demonstrar que ainda há lugar para o jornalismo de qualidade. Se por um lado não se pode não reconhecer o poder da mídia eletrônica, por outro parece claro que os jornais impressos passam por uma fase de readequação. O grande desafio deles é apresentar diariamente uma novidade ao leitor”. Disse Carlos Magno, Diretor de Redação do Novo Jornal.

Em âmbito regional, o online parece levar vantagem nessa divergência. A falta de investimentos em publicidade, uma circulação de jornais nas mãos da população fragilizada e a falta do hábito de leitura como algo rotineiro dificulta a continuidade de um jornalismo impresso de qualidade em grande quantidade.

O grande trunfo do impresso se dá pelas reportagens, que tem direito a um aprofundamento maior da noticia, e pela diagramação diferenciada que conquista leitores mais eruditos.

Com qualidade, quantidade e muita veracidade restam a nós, leitores e jornalistas, dar continuidade a essa tradição impressa. O jornalismo online e o jornalismo impresso não devem ocupar o mesmo espaço na sociedade, são duas variações que juntas formam uma única realidade, que é o jornalismo como um todo. O futuro exige um novo jornalismo para um novo tipo de leitor, mantendo as tradições e com o máximo de inovações.

Fernando Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário