quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desconstruindo Tumblr



O que é o Tumblr?
A grosso modo, o Tumblr é o que está entre o Twitter e o Blog. Ou ainda, é um Twitter sem limite de caracteres. O mecanismo é basicamente o mesmo: após criar um perfil, você começa a seguir outros Tumblrs. A postagem é dinâmica e o seu dashboard (que lembra a timeline) é atualizada em tempo real. Além disso, o usuário pode reblogar – como no retweet – e ainda favoritar posts. O tumblr se aproxima do blog por permitir postagens de texto extensas e com mídias (imagem, áudio e vídeo).

Por que criar um Tumblr?
Há quem aposte que o Tumblr seja o blog do futuro, mas há também quem ache que é só mais uma rede social do momento. O fato é que vários portais de notícias e entretenimento estão aderindo e adaptando seus respectivos conteúdos à rede.

O quê postar?
Tudo é válido. O tumblr surgiu como um substituto do substituto (o blog) do diário. Você pode se dedicar a um tema específico, criando um perfil mais impessoal, ou ainda fazer uma miscelânea de posts sobre as suas áreas de interesse.

Pontos negativos:
Exatamente isso: tudo é “válido”. Por ser uma rede social pública e relativamente nova, o Tumblr necessita de várias reformas principalmente em relação ao filtro de conteúdo. É preciso ser cauteloso ao navegar pelo site e estar ciente de que a filtragem de conteúdo é feita pelo próprio usuário, que escolhe o que quer ver ou não. Quem cria um perfil na rede está sujeito de ver posts inapropriados, então é necessário que o usuário tenha bom senso ao criar postagens e começar a seguir outros perfis.

Indicações:

Para quem gosta de editoriais de moda, fotografia, paparazzi e etc:

Para quem se interessa por notícias em geral e atualidades:

Miscelânea:
Cabbage Rose: http://cabbagerose.tumblr.com/ Para quem é fã de arquitetura, decoração e gastronomia.

Writters and Kitties: http://writersandkitties.tumblr.com/ Este só tem fotos de escritores famosos e seus gatos.

Minimal Movie Posters: http://minimalmovieposters.tumblr.com/ Os criadores deste tumblr propõem posters alternativos para filmes consagrados, super indicado pra quem gosta de design.

Jornalismo vai com Deus: http://www.jornalismovaicomdeus.com/ E como o nome sugere, este último é atualizado apenas com gafes jornalísticas, bem engraçado.

E você? Já tem um tumblr ou conhece um super legal? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário