domingo, 26 de junho de 2011

Para reflexão, se merecer

Dentre as opções dispensadas para se fazer comentários escolhi a política - como poderia ser qualquer outra - no sentido referente aos processos e instituições que direcionam a vida pública e a dinâmica da sociedade, pelo fato deste tema ser decisivo e imperioso aqui e agora para nós futuros profissionais de Comunicações que estamos iniciando a atividade jornalística. Isso porque, acho estranho NOSSA"abordagem fria" aos temas cotidianos que se refletem direta e constantemente, de maneira inconteste, no dia a dia natalense, haja vista que seremos/deveremos ser formadores de opinião, mesmo ganhando muito pouco (R$) e a mídia ser manipulada, notadamente no RN, via de regra, por grupos inescrupolosos. Para ilustrar, vivemos o "Fora Micarla", as greves dos servidores públicos estaduais, Natal como provável sede da Copa do Mundo ... e nada de "debates".
Então, nestes casos, será que não faz parte da CULTURA BRASILEIRA se saber qual o papel do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, da sociedade, de cada comunidade e categoria?
Assim sendo, na minha concepção, acho que nós, caros colegas, deveremos batalhar incessantemente para desenvolvermos mais e mais nossa condição de cidadão crítico e consciente para gerir nosso próprio destino e fazer prevalecer os caminhos que o Estado e o País deverão trilhar, dentro daquilo que prega a Constituição e preconiza a democracia. Ou não seria essa uma atribuição do profissional jornalista?

OBS - não se trata, absolutamente, de nenhuma crítica à nossa simpática e competente Profa. Dra. Maria das Graças e futurosos auxiliares. É apenas um
"acorda jornalista".
Paulo Moraes - Graduado em Geografia na UFC e estudante de Jornalismo na UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário