quarta-feira, 15 de junho de 2011

Carro mais barato do mundo




Um carro que custe apenas 2.500 dólares?Não é brincadeira! Em março de 2009 a Tata Motors lançou o que ate então era cogitado como missão impossível. Se lançar o carro foi uma conquista, conseguir manter as vendas aparece como a missão mais difícil do jovem automóvel, alem de ter saído da faixa original do preço, com um aumento de 200 dolares ao custo original do veículo, foram relatados problemas com os carros logo em seus primeiros dias de uso. A conjunção entre a subida de preços e os acidentes foi devastadora para as vendas, que, do alto da marca de 9.000 unidades em julho de 2010,caíram para apensa 509 em novembro do mesmo ano. A empresa reagiu, ampliando a garantia e aumentando a rede de autorizada, conseguindo subir as vendas novamente.

Não há nada de mais no carro. A direção é mecânica. As rodas são de 12 polegadas. Não há retrovisor do lado oposto ao do motorista,não tem limitador de dobradiças e o pára-brisa é único. A bateria é instalada sob o banco do motorista para diminuir os custos com a fiação elétrica. O que mais me chocou foi o fato do acesso ao motor ser feito pela cabine, pois a tampa traseira é fixa, o que deve provocar muitos inconvenientes na hora de levar o seu Nano a oficina.

O carro possui um motor traseiro de dois cilindros, com 623cm³ de deslocamento, o que gera 33 cv de potencia e 4,9 mkgf de torque, com a velocidade máxima cedida pelo fabricante de 110 km/h. O desempenho do Nano nas pistas é ainda mais discreto do que o seu preço, com a marca de 31s de 0-100 km/h, potencia e desenvolvimento não esta em suas especificações. Mas por se tratar de um motor pequeno, sua grande vantagem além do preço, o Nano consegue andar com um litro de gasolina aproximadamente 20 km na cidade, e 25 km na pista. Em resumo, o Nano é um carro que anda bem em linha reta.

Não se trata de um carro para viajar, não se pode esperar muito dele, é um carro que se encaixa perfeitamente como segundo ou terceiro carro de uma família. Famílias que usam pequenas motos como meio de transporte, o Nano é uma boa opção, pois protege da chuva, proporciona um maior conforto, e nas versões de luxo apresenta ar-condicionado.

Segundo a Carplace, existe a possibilidade deste chegar ao Brasil em 2012. A Fiat vai ser a responsável por trazer ate aqui o carro, e de acordo com o presidente da Tata, vai ser a responsável pela distribuição em toda a America latina. Para rodar no Brasil o Nano vai ter que passar por algumas modificações, obrigatórias pelo código de transito brasileiro, o que vai aumentar um pouco o valor inicial do projeto. A versão luxo custará aproximadamente R$ 11.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário