sexta-feira, 17 de junho de 2011

Desenhos animados ontem e hoje
















Historiadores contam que ,em 1929, a primeira a primeira imagem transmitida a distância sem fios, pelo canal w2xbs, filial da NBC em Nova York foi um boneco de papel machê do gato Félix.

O primeiro desenho animado feito para a televisão foi "Willie the worm" baseado em um poema infantil. O s primeiros desenhos em série feitos para a televisão só surgiram no final dos anos 40. No início eram exibidas nas manhãs de sábado com produções de baixo orçamento e marginalizadas, pela crítica, anunciantes e emissoras.


O pioneiro das series de animação da tv foi Jerry Fairbanks criou uma das primeiras séries desse gênero na tv, "crusader rabbit",além de produzir e comercializar inúmeros desenhos animados para a tv.

Somente em 1955, quando a empresa de brinquedos Mattel resolveu investir no patrocínio de programas infantis ,os desenhos animados passaram a ser vistos como algo rentável.

Walt Disney foi o primeiro a apresentar um programa com desenhos no horário nobre.

Quando os já premiados William Hanna e Joseph Barbera abriram seu estúdio,o Hanna-Barbera productions ocorre uma revolução na indústria dos desenhos animados, suas animações foram as primeiras a conquistar o público adulto.Os "flintstones", criado em 1960, foi o primeiro no formato de sitcom e a animação de maior sucesso até então.

Também em 1960 estréia no canal ABC "the bugs bunny show" produzido pela Warner Bros o desenho trazia os Looney Toones apresentando ao público personagens consagrados como Pernalonga, Patolino, Gaguinho,Piu-Piu e Frajola entre muitos outros.

Nos anos 60 começou uma politica de crítica e restrição aos desenhos animados,nessa época surgiram programas com conteúdo educativo e desenhos com uma linguagem e humor mais bandos como o clássico "scooby-doo".

Nesse período no Japão se popularizaram os animes, desenhos animados japoneses inspirados nos mangás, as histórias em quadrinhos japonesas,o primeiro estúdio a produzir animes foi o Toei Animation e o primeiro anime a fazer sucesso fora do japão foi astro-boy, depois vieram inúmeros outros.

Nos anos 80, surge uma nova linha de desenhos animados inspirados em brinquedos de sucesso entre eles "He-Man e os mestres do universo","Caverna do Dragão","Transformers","Tundercats"e "Tartarugas Ninja"

Nos anos 90 surge a Nickelodeon produzindo desenhos de sucesso como"Doug", "Rugrats", e quase uma década depois "Bob Esponja".

Um pouco antes disso, no fim dos anos 80 criado por Matt Groening nasce um dos maiores fenômenos da história dos desenhos animados, "Os Simpsons".

Na década de noventa destacam-se ainda as inovadoras produções da Cartoon Network : "Meninas Superpoderosas"," Jonny Bravo" e "A vaca e o frango"e outros .Ainda na década de 90 os desenhos "Tiny Toony" e "animaniacs" produzidos por steven spielberg se destacaram nessa fase,assim como, desenhos que traziam personagens dos quadrinhos americanos.

Nos últimos anos uma nova geração de desenhos e animes tem feito a alegria de crianças e adultos "Futurama", "american dad","Neon Genessis Evangelion","Dragonball Z", "Naruto", Ben 10","Jovens Titãs", "Jimmy Newtron", "KND", " Star Wars: A guerra dos clones", "os pinguins de madagascar" e muitos outros agradando a todos os gostos.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário