domingo, 19 de junho de 2011

Milionários decadentes - A rodada decisiva do Clausura 2011


Sábado foi um dia emocionante para alguns torcedores argentinos. Olimpo, Quilmes, Gimnasia, Huracán, Tigre e o grande River Plate estavam brigando para escapar do rebaixamento e da Promocíon.Antes de tudo, explicarei o que é exatamente a Promocíon e como funciona o sistema de rebaixamento no campeonato dos Hermanos.
O sistema de rebaixamento no campeonato argentino é complicado e requer bastante atenção. O promédio, como é chamado, consiste na soma de todos os pontos obtidos por cada time nas últimas 3 temporadas, divididos por todos os jogos disputados por cada time nessas 3 temporadas. Esse sistema de promédios é utilizado para saber quem cai diretamente para a Nacional B (segunda divisão argentina), que seriam o 19º e 20º colocados na tabela do promédio, e quem ainda tem uma chance de permanecer na elite, disputando assim a Promocíon, que consiste em um mata-mata entre o 17º e o 18º da 1ª divisão contra o 3º e 4º colocados da Nacional B em dois jogos de ida e volta.
Com calculadoras e radinhos (ou até as novas tv's portáteis) em mãos, torcedores, jogadores e comissão técnica dos 6 times já citados entraram em campo ontem para a rodada decisiva e derradeira para as agremiações. Os jogos entre Quilmes x Olimpo(confronto de interesses mútuos), Gimnasia y Esgrima x Boca Juniors, Independiente x Huracán, Argentinos Jrs. x Tigre e o tão esperado River Plate x Lanús foram acompanhados com muita tensão, e emoção não faltou. De cara aos 8 minutos do 1º tempo tivemos gols em 2 jogos: O Olimpo abriu o placar em cima do Quilmes, resultado que tirava a equipe do rebaixamento e complicava a vida do River Plate, e o Gimnasia fazia seu primeiro gol em casa contra o Boca. Aos 12 minutos, com gol de Schelotto, que estava fazendo seu último jogo como profissional, o Gimnasia ampliava o placar e se livrava do rebaixamento, mas ainda na zona de Promocíon. Nesse momento, Quilmes e Huracán estavam caindo, enquanto River e Gimnasia estava indo pra promocíon.



No Monumental de Nuñez as coisas não estavam muito boas para o River Plate, dono da casa mas que mesmo assim não conseguia impor seu ritmo mesmo precisando da vitória. O time dos Milionários trabalhava bem a bola no meio campo, mas não sabia chegar ao ataque com perigo, além do que quando chegava era na base da raça, pois técnica naquele time só se via no garoto com a camisa 10, o talentoso Erik Lamela que já até despertou interesse do Barcelona. O espetáculo proporcionado pelas Hinchas do clube da capital (principalmente a Los Borrachos Del Tablón) não parou um só instante, como de costume no Monumental, e mesmo aos 30 minutos, quando o time levou seu primeiro gol do Lanús, em um chute colocado de Romero, ao invés de se calar, a grandiosa torcida do River gritou mais alto, com mais emoção, carregando o time "na garganta!". Enquanto isso, aos 32 minutos ainda do 1º tempo, enquanto sua torcida ainda comemorava o gol do Lanús, o time do Boca desconta e faz seu primeiro gol contra o Gimnasia, resultado que não mudava em nada o cenário para nenhum dos times. Fim de primeiro tempo para todos os jogos e quem estavam sendo rebaixados eram o Huracán, que perdendo para o Independiente fora de casa estava quase liquidada a partida, e o Quilmes que estava perdendo para o Olimpo.
Começo de segundo tempo e logo aos 2 minutos Lamela faz para o River em um lance bastante esquisito na área. Pronto, era o ingrediente que faltava para que a torcida explodisse de vez e fizesse sua grande festa empurrando o time. Mas não adiantou muito gritar, pois o time do River é o mais fraco dos últimos 5 anos que eu tenha visto, e com algumas raras excessões, é de dar raiva ver esse time jogar. O tempo passou e aos 38 minutos a pressão que deveria ser constante vinda do River começa a sutir efeito, com várias jogadas perigosas de Lamela, o único consciente no time do River. Para se ter uma idéia da qualidade dessa equipe, no geral, ela é bem pior.. eu disse, bem pior do que o Corinthians de 2007 e o Vasco de 2008. E por isso, e graças ao "abafa" dos milionários, em um contra-ataque bem tramado do Lanús aos 47 minutos do 2º tempo, o 2º gol dos Granate sela o drama do River e lhe dá a temida passagem para a Promocíon, tendo que jogar agora em um jogo de ida e volta contra o Belgrano de Córdoba.
Nesse momento, o Olimpo e o Tigre estavam escapando, enquanto River e Gimnasia estavam indo para a Promocíon. Porém, aos 48 minutos do 2º tempo, em sua última jogada como jogador profissional, Martín Palermo ajeita a bola para Cellay marcar o seu segundo na partida e o segundo do Boca, calando os tocedores do Gimnasia que ja comemoravam o passaporte para a Promocíon (tava feia a coisa ein! hehehe) e fazendo com que Huracán, que levou uma goleada do Independiente com direito a pênalti perdido e goleiro expulso, e Gimnasia empatassem na media do promédio, forçando um jogo de desempate em estádio neutro. Quem perder já está rebaixado, quem ganhar ainda tem que disputar a Promocíon para ver se permanece na elite.
Um sábado de muitas emoções na Argentina, e que no final levou um de seus gigantes a ter que disputar uma vaga na elite. Futebol é assim, não é camisa, é 11 contra 11 e uma bola.
Confira os resultados desse sábado e a tabela do promédio:

Independiente 5 x 1 Huracán
Gimnasia 2 x 2 Boca Juniors
Quilmes 0 x 1 Olimpo
Argentinos Jrs. 1 x 1 Tigre
River 1 x 2 Lanús




Veja nesse vídeo o quanto é apaixonada a torcida do River Plate! Vamos, Vamos Milionários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário