terça-feira, 14 de junho de 2011

Cidadania das redes sociais


O movimento Fora Micarla ganhou força a partir das redes sociais como Facebook e Twitter. As duas passeatas que consolidaram o início do movimento foram marcadas como eventos do Facebook e divulgadas por toda a rede social para que o maior número possível de cidadãos fizesse parte, sem deixar de lado a divulgação pelo microblog.

Depois de duas passeatas e sem obter sucesso nas suas ações, os manifestantes que pedem o impeachment da prefeita optaram por ocupar a Câmara Municipal de Natal até que se instalasse uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para avaliar os contratos feitos durante a gestão atual. Depois de se formar a comissão para avaliar a gestão de Micarla de Sousa, a CEI acabou devido à falta de quórum da oposição, isto porque a vereadora Sargento Regina, responsável pela abertura da CEI, decidiu não participar mais da comissão quando soube que a presidência e a relatoria estariam nas mãos de aliados da Prefeitura.
Nesta terça, 14, a Prefeita realizou uma entrevista coletiva para justificar os atos da sua gestão e defender seu governo além de seus secretários, declarando que todos tiveram orientação de entregar relatórios com todos os contratos feitos durante este governo. Quando questionada sobre os manifestantes que pedem a saída da Prefeita, Micarla os definiu como componentes da oposição política ao seu partido e à sua pessoa. Afirmou ainda que os argumentos apresentados pelos manifestantes são inconsistentes e não possuem base argumentativa.

Tanto na coletiva concedida pela Prefeita quanto nas passeatas do protesto e na ocupação da CMN, fez-se uso do aplicativo do Twitter, Twitcam, para que o momento chegasse até mesmo aos que não estavam presentes. Além do twitcam, o próprio microblog conta com diversos perfis -pessoais e fakes - que relatam os movimentos e suas ações, assim como o andamento do protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário