domingo, 19 de junho de 2011

Seria o fim anunciado dos CD's?

O hábito de comprar CD's como produto de entretenimento se torna cada vez mais raro.

Foi-se o tempo em que a pirataria era a principal ameaça à indústria fonográfica, o advento tecnológico, a inclusão digital, tudo isso aliado à facilidade de se obter músicas, antecipa um fim não muito distante do formato físico de compartilhamento musical, o bom e velho "Compact Disc", o CD.

Mas, será que esse formato que atravessou gerações e moveu a indústria musical por décadas estaria mesmo com um fim anunciado? É certo que se fala em fim do CD desde quando a internet surgiu compartilhando músicas em formato digital, e as grandes lojas de vendas virtuais, como o iTunes (líder absoluto na internet) começaram a monopolizar a indústria musical como um todo. Porém, mesmo com aparentes quedas nas vendas (nunca o mercado de CD's teve tantos prejuízos como na última década), o "Compact Disc" ainda está ai, de pé, nas prateleiras das poucas lojas que ainda restaram, e há quem defenda o formato e não esteja disposto a abandoná-lo tão cedo.

A iTunes Store é o componente do iTunes pelo qual os usuários podem comprar arquivos de mídia digital dentro do próprio programa.

A faixa etária dos consumidores de CD, que costumava ser jovem, também apresentou mudanças aparentes passando a ser quase restrita aos maiores de 30 anos que vêm de uma geração consumidora do formato, até pessoas com mais de 60 anos (que não tem conhecimento sobre os novos formatos). Outra coisa que não gera muitas surpresas é que o disco está se tornando um artefato exclusivamente de fãs, são eles os fiéis consumidores do trabalho do artista, e talvez por isso, as grandes gravadoras ainda insistam no formato.

É bem verdade que, comprar um CD, hoje, se tornou um mau negócio. O custo é caro comparado a grande facilidade de consumir música por meio digital-virtual. O download veio e derrubou o poder das gravadoras, até então, quem mais lucrava no mercado fonográfico, juntamente ao artista. Isso deu margem a inúmeros artistas independentes que ocupam espaço na internet, e não precisam necessariamente de um selo para divulgar seu trabalho. De uns anos pra cá o vinil voltou a ser comercializado com artigo de luxo de alguns artistas, lançando versões exclusivas de seus álbuns e singles nesse formato. Será que em um futuro não tão distante o CD ocupará esse lugar de artigo raro?


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