terça-feira, 14 de junho de 2011

Os Doodles do Google

Um aluno da UFRN, atolado em tarefas, resolve - após semanas e semanas de ócio - finalmente começar a produzir seus trabalhos. Um deles precisa, afinal, ser entregue amanhã. Decide consultar o grande oráculo dos estudantes: o Google, o quê mais? Cheio de determinação, digita o endereço, mas antes que comece suas buscas, algo chama sua atenção. Em vez da usual logomarca do site, existe uma certa animação, simulando cordas de uma guitarra... e interativas! O pobre universitário toca, com o mouse, algumas notas. Começa a compor pequenas melodias, emula canções conhecidas, e, prestes a começar sua primeira sinfonia, percebe que três horas de sua noite foram-lhe misteriosamente roubadas. O trabalho nunca será feito. Culpa de quem? De um doodle.


Doodle interativo homenageando o 96º aniversário de Les Paul

A homenagem ao aniversário de 96 anos do guitarrista e inventor Les Paul é apenas um dentre vários doodles, modificações da logomarca corporativa da empresa que variam de simples imagens a animações interativas disponibilizadas na homepage do Google em datas especiais, como feriados ou aniversários de pessoas famosas. O primeiro doodle surgiu em 1999 e foi apenas uma brincadeira dos fundadores da empresa para marcar o acontecimento do festival Burning Man, realizado no deserto de Nevada.

Como tudo começou: homenagem ao Burning Man

Ainda que tenha começado com um simples desenho, a ideia de brincar com a logomarca para homenagear datas comemorativas foi muito bem recebida pelos usuários do site. Em 2000, um estagiário chamado Dennis Hwang (atual webmaster do site) foi incumbido de criar um doodle comemorando o Dia da Queda da Bastilha. Satisfeitos com o resultado, Hwang foi nomeado o "doodler-chefe" da empresa e a criação de doodles tornou-se algo regular, celebrando desde feriados como o Natal e o Dia dos Namorados até a chegada da sonda Rover em Marte.

http://www.google.com/logos/2011/jordan11-hp.png

Celebração ao Dia de Independência da Jordânia

Hoje em dia, mais de 300 doodles foram criados para o endereço www.google.com, e mais de 700 para as outras versões do site ao longo do mundo. Existe uma equipe no google unicamente encarregada de sua produção, desde a pesquisa por datas e eventos notórios até a criação das animações e desenhos em si. Alegria dos desocupados e terror dos estudantes, os doodles hoje fazem parte essencial do que é o Google, e vocês podem checar todos que já foram feitos neste endereço: www.google.com/logos.

2 comentários:

  1. A-DO-REI. Muito bom o post. Obrigada por disponibilizar o link das logos... passei tempão viajando por la ;D

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, de nada... bom saber que ainda podemos acessar todos os doodles, tem uns tão bem-feitos que é desperdício deixar só por um dia!

    ResponderExcluir