segunda-feira, 13 de junho de 2011

Trabalhos se destacam nos GT’s da XIX Semana de Humanidades


No evento que foi realizado na UFRN de 6 a 9 de junho, reuniu alunos de diversas instituições de ensino superior como FACINTER,UERN, UFRN e UNP.
A aluna Maria Cristina Leandro cursa o 7º período do curso de história da universidade potiguar –unp e presenteou os espectadores do GT com a apresentação a construção do saber histórico através do recurso cinematográfico.
O trabalho em questão tem como objetivo, oportunizar aos alunos o recurso cinematográfico como possibilidade de aferição da aprendizagem mediante os conteúdos de história.
Segundo a estudante a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fazendo uso assim de alguns autores que discorrem sobre o assunto. O trabalho de pesquisa realizado por Cristina é desenvolvido na Escola Estadual Professora Zila Mamede, no conjunto Pajuçara II, Natal/RN com alunos do 3° ano do ensino Médio turma “E” noturna.
.
Outro trabalho relevante ainda na tarde do primeiro dia de GT’s, foi a apresentação do aluno de Jornalismo André Araújo, que teve como tema "O uso de Encontros de Comunicação como forma de ampliar o debate midiático, uma análise do I Encontro de Comunicação Alternativa da Região metropolitana de Natal."
O estudante fez uma análise do 1º Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal, que aconteceu em Novembro de 2010 na própria UFRN e contou com a presença de estudantes e profissionais (formados ou não) da área de comunicação.
André falou ainda que é impossível abordar o encontro e não mencionar o Projeto de Ação Acadêmica Associada “Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN” que é coordenado pelo seu orientador e professor Dr. Juciano de Sousa Lacerda, do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA /UFRN /PROPESQ).
Um dos pontos mais interessantes abordados pelo aluno durante a sua apresentação, foi a questão das oficinas que segundo ele, os profissionais das mais variadas áreas da comunicação alternativa tiveram que desenvolver para passar seus conhecimentos adquiridospara os demais, que se fizeram presentes no encontro no ano anterior.
Por Bruno Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário