domingo, 19 de junho de 2011

Moda em 8bits

O Japan Fashion Week, evento de moda realizado em Tóquio, trouxe mais novidades este ano com a febre da moda geek e a maior presença das mídias tecnológicas nas culturas mundiais. A designer Kunihiko Morinaga inaugurou sua coleção Outono/ Inverno 2011/2012 chamando-a de “moda pixelada” pelo uso da forma dos pixels, quadrados coloridos que aparecem ao aproximar uma imagem ou obtendo uma baixa resolução delas.

Essas formas quadradas utilizadas na moda fazem parte do minimalismo das peças futurísticas, chamada mais comumente de “Techno-excêntrica”, já presentes dentro dos desfiles por todo o mundo. A designer japonesa utilizou o formato dos gráficos de 8 bits em diversos tecidos e cores, aplicando-os em vestidos, sapatos, blazers, jeans e óculos, que também utilizaram os padrões pixelizados, destacando a silhueta e tornando as peças com um tom “vintage contemporâneo”.

A coleção da empresa Anrealage, chamada dessa forma pela combinação das palavras “real”, “irreal” e “idade”, ganhou o Avant-Garde Grand Prix em Gen Art 2005. Em 2009, o projeto inovou de forma que as coleções passaram a utilizar símbolos. Essa inovação da conversão de símbolos em vestuário ganhou a exibição no National Art Center de Tóquio e também, em um museu de arte em Estocolmo.

As roupas 8bits, retomam um colorido presente nas passarelas de Vivienne Westwood, Mostrando, então, as diversas influências presentes na moda japonesa. Tais influências também são expressas ao assimilarmos o visual presente nas roupas com os jogos de 8bits, principalmente, os jogos clássicos, como Super Mário, Tetris e Pac-Man.

No desfile apresentado no Japan Fashion Week, os modelos usavam óculos com pixels translúcidos, cobrindo seus rostos e também, outros acessórios quadrados. No decorrer da apresentação, o pianista tocava músicas que lembrava os jogos 8bits, bastante reconhecidos pela cultura geek, tanto falada nos tempos atuais.

Seguindo, algumas imagens da coleção no desfile do Japan Fashion Week:


Vídeo da Coleção Anrealage 2011-12:


Por Gabriela Serejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário