Pop Art é um movimento artístico surgido na década de 30 que se utilizou para destacar a crise da arte no Séc. XX, mostrando em suas obras uma cultura popular massificada dentro do sistema capitalista. Nesse contexto, ela é retratada como um marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade. No Brasil a Pop Art vem pelos anos 60, também com uma forma de revolução social, associada à pressão de censura causada pelo regime militar em 1964.
Essa forma artística volta a repercutir nos dias atuais, em que se destacam as criações de Andy Warhol, figura norte-americana que mostrou em suas obras os clássicos ídolos da música e do cinema, dentre eles Michael Jackson, Marilyn Monroe, Elvis Presley e Marlon Brando. Tais obras se viam como uma expressão da impessoalidade, o vazio das personalidades e objetos de consumo impelidos para a massa.
Assim, com todo esse retorno da moda vintage trazendo obras dos artistas mais destacados dos anos 60/70, a Pop Art volta e se recria com novos recursos e formas de produção ao introduzir-se em uma nova sociedade. É dessa forma que uma colaboração de artistas gráficos produziu obras já conhecidas feitas com cubos mágicos interligados, com o intuito de trazer um novo contexto aos objetos e complexificá-los, tornando-os qualificados e funcionais.
Algumas obras de Pop Art com cubo mágico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário