sexta-feira, 8 de julho de 2011

Da Lama ao Caos...Do Caos a Lama

Que tal misturar o rock, o maracatu (os ritmos pernambucanos, em geral) e a música eletrônica? Essa mistura levou ao surgimento de uma das melhores bandas brasileiras, Nação Zumbi, e também no surgimento de um estilo musical chamado de Manguebeat. Isso comprova que os nordestinos não vivem somente do forró.

Chico Science e Nação Zumbi
Tudo começou na década de 70, em Pernambuco, quando o guitarrista Robertinho do Recife fez os álbuns "Jardim da Infância" (1977), "Robertinho no Passo" (1978) e "E Agora pra Vocês... Suingues Tropicais" (1979). Nesses discos, Robertinho misturou o frevo com o rock e o jazz. Porém, foi na década de 90 que o Manguebeat ganhou força com os músicos Chico Science e Fred04. Science criou a Nação Zumbi e Fred criou o Mundo Livre S/A.

Em 1992, Fred promoveu o “Caranguejos com cérebro", primeiro manifesto relacionado ao Manguebeat, ele queria misturar o movimento de preservação ao mangue com a música e essa precisava ser tão diversificada quanto o mangue. O “boom” do movimento foi em 1993 quando bandas como  Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi, Sheik Tosado, Mestre Ambrósio, Eddie, Via Sat, Querosene Jacaré e Jorge Cabeleira passaram a tocar na MTV e nas rádios.

A palavra Beat, ao contrário que muitos pensam, não vem da palavra batida, em inglês e sim de bit que é o nome dado para uma unidade de memória do computador. No carnaval de 1997, Chico Science morreu em um acidente de carro em Recife. Mas, isso não levou a morte do movimento que continua até hoje. Aqui deixo o vídeo da música ‘Manguetown’ e ‘Da Lama ao Caos’, ambas da banda Nação Zumbi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário