terça-feira, 29 de novembro de 2011

Educação sucateada - Professores municipais protestam na CIENTEC 2011

Reportagem de Luciana Ceara e Jéssica Freitas.

Durante a XVII CIENTEC professores das escolas municipais de Natal protestaram de “maneira clandestina”, como foi definida pelo Coordenador Geral do SINTE/RN, José Teixeira da Silva, a realidade enfrentada pelos profissionais da educação com a atual gestão da Prefeitura.

Segundo o MEC, a média nacional do salário dos professores da rede básica de ensino do país é R$ 1.527. No Rio Grande do Norte, os professores ganham aproximadamente R$ 1.293,72, bem menos que a media nacional.”

Segundo o coordenador, a educação de Natal está um caos. As escolas estão sucateadas, sem material pedagógico para que os professores possam fazer o seu trabalho. O stand montado pelo SINTE/RN foi uma decisão aceita em assembleia pelos professores, pois não concordam com o que a prefeitura propôs: O Projeto MARCO (Mostra de Arte, Cultura e Conhecimento) no qual os alunos da rede municipal passam por uma experiência na rádio.

De acordo com o site da Prefeitura de Natal, “a figura de maior autoridade e mais importante aqui são as escolas, os Centros de Educação Infantil, os seus alunos, seus professores e gestores que dão vida a esse evento”, disse o secretário Walter Fonseca. Segundo ele, a participação efetiva das escolas comprova que continua vivo na rede municipal de ensino, o espírito do saber. “Vamos todos juntos acender os faróis voltados para o futuro”, ressaltou o secretário.

Porém, o que está publicado no site não condiz com o que foi reivindicado pelos professores municipais. “O Projeto MARCO, só recebe os materiais necessários porque está dentro da CIENTEC, pois no dia-a-dia o que se vê é a falta de materiais para trabalho nas escolas”, afirmou o Coordenador do SINTE/RN.

Grupo: Ana Giseli, Antônio Henrique, Jéssica Pâmela, Lillyan Miany, Luciana Ceara, Vanessa Saraiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário