quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Curso de Gestão de Políticas Públicas testa o grau de cidadania de participantes da XVII Cientec da UFRN

Por Bruno Costa e Giovana Arquelino

As pesquisadoras Soraia Vidal e Lindijane Almeida juntamente com um grupo de estudantes do Curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN, desenvolveram o projeto Trilha urbana da cidadania para expor na XVII Cientec.

A ideia central do projeto é saber o grau de cidadania das pessoas que passavam no stand. A metodologia utilizada por eles, foi uma aplicação de questionário contento 20 perguntas à respeito do tema.

Foram mais de 300 entrevistados e apenas 5% souberam responder todas as questões. Eram simples perguntas, tais como: no seu bairro possui conselho comunitário? Você sabe o que é um Plano Diretor? E muitas outras. Com tal levantamento, percebemos o baixo grau de informação por parte da população, quando o quesito participação cidadã é levantado. São informações simples, mas pela falta de interesse público em relação a sua cidade, torna-se algo totalmente fora do seu conhecimento.

A estudante Nerilena Pessoa, 25, está no 5º periodo do curso aplicou o questionário para a equipe do Tela Livre e explicou alguns pontos importantes como por exemplo a diferença entre referendo e plebiscito.

Lindijane que pesquisa também sobre os conselhos municipais de saúde disse: “Tudo isso surgiu devido aos estudos já desenvolvidos no Observatório das Metrópoles. A gente entende que é necessário investimento por parte dos governantes em chamar a população, em divulgar, em informar, a grande questão é a informação, porque muitas vezes, as pessoas sabem que tem um conselho e não sabem o que é um conselho”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário