quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Concurso do magistério é realizado pela primeira vez em 6 anos

Por Pedro Vale, Pedro Andrade, Anna Ester Alves, Mariana Fonseca e Yuli Barros

O concurso do magistério realizado na manhã de domingo (20), que selecionará 2,9 mil professores e 600 pedagogos para suprir o déficit da rede estadual do RN, contou com um alto índice de comparecimento de candidatos. Apenas 1.512 dos 31.791 aptos a fazerem as provas, ou 4,8% desse total, não compareceram para as provas. As avaliações foram realizadas em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

Segundo Adriana Diniz, secretária adjunta da Educação Estadual, o concurso contou, além da alta adesão, com um alto número de participantes inscritos. “Estávamos esperando de 12 a 13 mil”, conta. A secretária acha que o grande número pode ser explicado pela ampliação dos cursos de licenciatura em universidades e faculdades do estado.

Adriana, que também é professora, afirma ainda que o concurso será um grande passo para melhorar o ensino no RN. “A última seleção do tipo foi realizada só em 2005. Desde então, a contratação dos profissionais da educação feita pela gestão anterior se dava apenas com professores temporários e estagiários, o que é, além de tudo, irregular”, diz a secretária. De acordo com dados da secretaria, 10% dos 19 mil professores do estado tem vínculo temporário. “A contratação dos 3,5 mil, que serão contratados até o início do ano letivo de 2012, em 28 de fevereiro, será de caráter efetivo”.

Maria de Fátima Cardoso, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, acha que o número é insuficiente: “Precisamos de mais gente que isso. Vários professores se aposentarão até próximo ano, criando lacunas que precisarão ser preenchidas”. Os dados do sindicato mostram um número de até 3 mil profissionais contratados temporariamente ou estagiários na rede de ensino do estado.

A coordenadora defende que exista uma reserva dos profissionais que consigam se classificar no concurso mas que não sejam contratados. “Uma reserva de 1000 professores seria suficiente. Eles ocupariam os cargos que fossem deixados de acordo com a necessidade do estado”, afirma.

Adriana Diniz rebate dizendo que o número de selecionados estaria um pouco acima do déficit atual. “A comissão do concurso é formada com membros das secretarias e também do sindicato, e foi decidido que a quantidade supre nossa demanda”, alega a secretária. “Além disso, o resultado das avaliações será válido por dois anos e pode ser renovado por mais dois. Se houver a necessidade, poderão haver mais contratações. Temos uma boa margem para o futuro”.

As provas e os gabaritos já estão disponibilizados no site da Fundação Cesgranrio, organização responsável pela seleção. O endereço é www.cesgranrio.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário