quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CIENTEC - Uma semana que tem de tudo



Por Aline Capelo, Bruna Queiroz, Fábio Souza, Juliana Cavalcante, Jenerson Lennon.

O CIENTEC é a semana de ciência, tecnologia e cultura da UFRN. Tem como objetivo, mostrar atividades tecnológicas e culturais desenvolvidas por alunos e outras pessoas ligadas à instituição.

A XVII edição da CIENTEC começou no dia 17 de Outubro às 19 horas, mas a organização já acontece desde a manhã. A montagem dos estandes, no entanto, teve muitos atrasos: o material multimídia, além de mesas, cadeiras e energia elétrica em alguns pontos encontraram-se pendentes.
Porém, segundo Rita Luzia de Souza Santos, coordenadora geral do evento, a programação cultural não será prejudicada pelos atrasos, pois até a abertura oficial tudo deve estar pronto.
Em apoio à feira, todos que necessitarem de atendimento de urgência poderiam contar com um estande montado para medição de diabetes, hipertensão, saúde bucal e DST/AIDS. O policiamento também está reforçado com 26 homens a cada turno um em cada pavilhão.
Ao longo da semana podemos perceber que o ano de 2011 foi marcado por várias inovações, uma delas é a mini-fazenda. Esse trabalho tem como objetivo promover e expor o funcionamento de uma empresa rural sustentável, de modo interativo com os animais caprinos e bovinos, além das galinhas e pintinhos ali presentes.
Natal prestigia a arte de ler e produzir livros e quadrinhos com a Fliq, uma feira que reuniu leitores e autores. Este evento foi marcado por muitas atividades culturais, tais como a badalada competição de Cosplayers, atraindo desde adultos fantasiados de Pirata do caribe (Jack Sparrow) até crianças que se inspiraram em personagens de animes e mangás. Nesse paraíso literário, muitos procuraram nos livros alí presentes uma fuga da realidade. Além disso, ainda teve às oficinas de desenho, e mesas redondas com quadrinistas e chargistas.
Mas, como o tema principal da XVII CIENTEC é inovação para o desenvolvimento sustentável nada mais óbvio do que várias atividades voltadas para o meio ambiente e a relação entre o ser-humano, principalmente, o que esse ser pensante é capaz de desenvolver com a tecnologia, logo, várias trabalhos universitários foram voltadas para essa ideia em questão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário